O Futhark

O Futhark é um conjunto de caracteres usado pelos antigos povos  nórdicos.

Tal como o abecedário, futhark tem este nome devido ás primeiras cinco primeiras letras runicas. Mesmo o nosso alfabeto advém das runas.

Mas toda a criação da runas está ligado ao misticismo. Existem também vários alfabetos de runas em que varia o numero de runas, cujo o numero delas é 18, 24, 28 e 33.

Mas o mais estudado é o Elder Futhark/Futhark ansião que se baseia em 24 runas (como poderás ver na tabela em baixo.

Magisticamente este alfabeto está ligado à mitologia nórdica, como o mito da criação das runas:

Odin, (o Deus regente desta mitologia) para adquirir mais conhecimento e sabedoria, pegou na sua lança Gungnir e travessou a em si de forma a ficar dependurado de cabeça para baixo na Yggdrasill (Árvore da Vida) onde ficou assim por 9noites e nove dias. Ainda chegou a sacrificar um dos seus olhos. No fim deste período de tempo, lhe apareceu as runas no fonte junto ás raízes da Yggdrasill e pegou nelas. Odín ofereceu as runas aos humanos (sendo este um dos mais elevados presentes que ele nos deu) para que nós podermos ter acesso ao conhecimento.

Por muito tempo estas runas foram usadas como forma de escrita no países nordicos, mesmo resistindo até ao final do século 19. Mas aos poucos foram abandonadas para o abecedário. Muita da sabedoria tradicional de como utilizar as runas de forma magistica quase que desaparecerram, só em alguns países, nas partes mais rurais é que ainda circula formas de actuação magistica com elas, como o Galder e algumas formas de uso oracilar. Mas desde o principio do século 20, numeadamente na Alemanhã, começou um vivencionalismo das runas de forma magistica, surgindo sistemas magisticos e religiosos como o Ondinismo e o Asatru.

Cada runa tem significados mágicos e carateristicas que podem ser usados na magia, como oráculo, como também usada para criar sigilos e textos mágicos.

As runas são símbolos que nos remetem ao mais profundo autoconhecimento da nossa própria natureza, traduzindo, através da sua grafia, toda ancestralidade e a sabedoria do grande Deus nórdico Odin.

O Elder Futhark está dividido em três aettir (grupos de oito): o Aett de Feoh, o Aett de Hagal e o de Aett de Tyr.

 

 

featured image: Lagertha, Vikings

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *